Zé Tampinha

As coisas acontecem, cedo ou tarde

Tenho uma prima de cinquenta anos - ou quarenta e nove, algo assim. Ela é psicóloga - e talvez tenha escolhido essa profissão por causa dos próprios traumas em sua vida.

Aos 16 anos, perdeu o pai (infarto fulminante). A mãe, irresponsável, abandonou os filhos à própria sorte. Estes, então, cresceram e se viraram como puderam. A família (tios e avós) ajudou como pôde.

Ela, filha mais velha, tomou para si a responsabilidade de cuidar do irmão. Não deu muito certo, apesar da boa vontade.

A vida foi passando e ela foi vivendo. Casou, teve filhos, divorciou, trabalhou com o que deu, passou perrengues... e assim a vida foi indo. Algumas pessoas da família, maldosamente, diziam que ela era explosiva ou muito brava. Eu me questiono: como ser gentil com o mundo estando à própria sorte com somente 16 anos, no auge da adolescência?

Ontem eu retornei ao Instagram, privei o perfil e removi mais da metade dos seguidores - deixei somente os parentes e amigos mesmo. Uma ou outra pessoa "conhecida". Encontrei o perfil dela, minha prima, e havia ali um único post de alguns meses atrás: várias placas de profissionais da saúde e a placa dela, em destaque, informando o nome, número do CRP e especialização. Olhei mais atentamente e vi que não era um prédio comercial - mas sim o espaço que ela começou a montar muitos anos atrás, lá na sala da casa dela. A legenda da foto: "o sonho vai tomando forma...".

Lembro-me dela, há alguns anos, tentando montar o consultório dela na própria casa, usando a sala da frente como espaço de atendimento. Hoje, aos 50, ela expandiu e criou um verdadeiro centro multidisciplinar. Colhendo o que pacientemente plantou nos últimos anos.

Fiquei muito feliz por ela e também muito orgulhoso! É incrível ver pessoas que eu gosto crescendo profissionalmente e conquistando o próprio espaço no mundo. Igualmente incrível é a capacidade humana de tentar... tentar...e continuar tentando, por décadas, até finalmente dar certo.

Admiro a resiliência de quem persiste incansavelmente em ir atrás dos seus sonhos.


Esta minha prima, hoje psicóloga terminando de montar o próprio centro multidisciplinar, foi minha professora nos meus primeiros anos do ensino fundamental. Legal, não é mesmo?!

Contato: zetampinha@tuta.io

#Miscelânea