Zé Tampinha

Adeus, jiu-jitsu

Um ano e meio de jiu-jitsu (JJ) e eu desisti. Eu tentei, é sério, tentei mesmo. Não fiz somente um, dois ou seis meses e depois parei - tentei durante um ano e meio, mas não deu. Até comentei no último Resumo da Semana que eu estava pensando em desistir do jiu-jitsu - e tomei esta decisão. A seguir, um pouco dos motivos que me levaram à desistência desta incrível luta:

Pequenas lesões

JJ é uma luta que envolve torções e alavancas corporais, portanto, espera-se que ocorram lesões. No geral, a julgar pelos relatos que encontrei na internet, essa é uma luta que, realmente, machuca bastante. Eu mesmo tive pequenas lesões neste período de um ano e meio, nada grave ou que afetasse a coluna/cervical, mas, ainda assim, lesões que incomodavam e me tiravam a qualidade de vida (ninguém merece viver com dor).

Dojô hostil

O local onde eu estava treinando possui um elemento que considero bom e ruim: o pessoal é casca-grossa. Caso alguém esteja treinando para competir, é o ambiente ideal, onde todo mundo possui ego inflado e a competição come solta. Mas, para quem, assim como eu, passou dos 30 e está apenas procurando um esporte para movimentar o corpo e descansar a mente, isso é terrível. Alguns graduados (principalmente faixas pretas) simplesmente não querem ensinar nada, querem apenas bater, bater e bater. Não vejo o menor sentido nisso. No fim, o dojô se torna um ambiente hostil e de poucos amigos; esse clima pesado afeta (e muito) na vontade de ir treinar.

Falta de disciplina/respeito

O local onde eu estava treinando é cheio de graduados que desrespeitam todas as regras do tatame: não cumprimentam o tatame (entrar/sair), falam muitos palavrões, faltam muito, ficam conversando sobre cachaçadas e 'raparigas', ficam utilizando celular no dojô, cospem/assoam o nariz na beira do tatame (!), não ajudam na limpeza do ambiente (pelo contrário, deixam tudo sujo) e coisas assim. Isso desmotiva.

Falta de higiene

Ok, pode me julgar à vontade e me chamar de 'fresco', mas ficar me atracando com um bando de marmanjos cheios de micoses e outras perebas, não dá mais! O local onde eu estava treinando possui uma galera meio relapsa com a saúde/higiene pessoal; neste um ano e meio eu tive problemas recorrentes com fungos e até mesmo herpes-zóster.

Falta de estrutura

Ainda falando sobre o local, o tatame é adaptado e é formado por sei-lá-o-quê com lona de caminhão em cima. Isso deixa o tatame extremamente rígido (melhor que o chão, é claro, mas ainda assim muito duro) - e isso era terrível para os treinos de quedas. Além disso, há bancos e uma elevação de cimento na lateral do tatame (para pessoas sentarem) que, sinceramente, ainda vai acontecer algum acidente muito feio no estilo Menina de Ouro (quem assistiu ao filme sabe do que estou falando).

Rodovia

Moro longe de tudo e todos, no último bairro da cidade e afastado da sociedade. Isso é ótimo, amo estar longe de tudo e todos, mas para compromissos fixos, tipo o jiu-jitsu durante as noites da semana, isso atrapalha. Sério, apesar de ser relativamente perto (10 minutos de carro), dá uma preguiça danada de pegar o carro e sair de casa de noite, numa rodovia, para apanhar treinar. Isso contribuiu bastante para a decisão de parar com o JJ.

Outras alternativas

No fim, eu me fiz a seguinte pergunta: "afinal, qual é o meu objetivo?". Bem, o meu objetivo não é me tornar atleta (profissional/amador) e nem treinar para defesa pessoal (para isso eu conto com duas décadas de boxe e com a pólvora); eu só queria relaxar e emagrecer mesmo. Sendo assim, colocando tudo na balança (prós/contras) e agindo com a razão, optei por continuar com meus treinos em casa (calistenia/boxe) e sair do JJ. Para queimar os bacons de verdade (cardio), vou retornar à corrida de rua (treinei pesado quando fiz alguns Testes de Aptidão Física no passado - obtive sucesso em todos). O importante é não parar de mexer o esqueleto - jamais!


Com a minha saída do jiu-jitsu eu voltarei a ter muitas noites 'livres' durante a semana - estou pensando em aproveitar este tempo para ler mais - estou com muitos livros na estante que merecem ser lidos!

P.S. Eu enchi o saco da Tampinha para ela voltar a treinar jiu-jitsu - ela comprou faixa+kimono e voltou. Agora eu parei. Ela está meio chateada comigo por causa disso...

E-mail: zetampinha@tuta.io

#Miscelânea